Hidrocinesioterapia na reabilitação de lesões do ombro

As lesões do ombro geralmente causam limitações de movimentos, e como o ombro é a articulação que mais realiza movimentos no corpo humano, temos que ter cuidado especial. O primeiro beneficio da hidrocinesioterapia na reabilitação do ombro, é que na posição supino do paciente ocorre o aquecimento de toda a região do ombro acometido, do ombro são e ainda da região cervical e escapular, geralmente acometida também, por 40 minutos.

Os movimentos de elevação, depressão, circundação, tração e compressão são realizados sem grande esforço do fisioterapeuta, este utiliza os movimentos do corpo na água para intensificar estes movimentos.

É possível também realizar exercícios em prono, com o uso do equipamento Snorkel, onde é possível realizar exercícios de amplitudes de 180° na abdução e flexão do ombro.

Não é preciso falar que todo movimento realizado na água causa um fortalecimento muscular, sendo possível realizar o fortalecimento dos rotadores, de forma agradável, o que na terra é muito difícil.

Outro benefício da reabilitação do ombro na piscina é poder realizar exercícios dos estabilizadores do ombro, onde você pode usar equipamentos aquáticos para auxiliar na flutuação do corpo enquanto os braços fazem os exercícios de argola(como na ginástica de argola).

Lesões mais frequentes: capsulite adesiva, pós operatório de ombro e fraturas.

Deixe um comentário