Reeducação Postural

Publicado em 18 de dezembro de 2014

RPG – Reeducação Postural Global

Reeducação Postural

A técnica (Reeducação Postural Global) considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo (músculos dinâmicos e estáticos ). Os músculos estáticos em estado patológico se retraem ou encurtam, manifestando- se pelo aparecimento dos desvios posturais. Já os músculos dinâmicos que são responsáveis pelo movimento ativo entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados.

Reeducação Postural Global

Reeducação Postural Global

Os desvios posturais podem ter inúmeras causas como: maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas, fatores emocionais; mas seja qual for a causa, o desvio será fixado pela retração das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares.
O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar neste conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos. Partindo da conseqüência até a causa do problema, buscando reencontrar a boa morfologia corporal e solucionando os problemas relacionados a ela. As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80% do trabalho, seguido da orientação do fisioterapeuta. O tratamento é realizado com uma sessão semanal de 50/60 minutos.
É indicado para o tratamento de escolioses, hipercifose, hérnia de disco, torcicolo, espondilolistese, lombalgias, cervicalgia, joelho valgo e varo, pé plano e cavo, dores musculares, estresse, enxaquecas, alterações da AMT, entre outras. É contra indicado nos casos de Miastemia Gravis, Síndrome pos pólio, gravidez até 3 meses e depois de 32 semanas.

escrito por:Paula Almada Gouvêa
Fisioterapeuta

 

**Um pouco mais de informação  sobre Reeducação Postural :)

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapeutico revolucionário, nascido da obra O Campo Fechado, publicado por PH. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

É  um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:
– Problemas morfológicos
– Problemas posturais
– Lesões Articulares
– Patologias Reumáticas
– Seqüelas Neurológicas Espasticas
– Problemas Traumáticos
– Doenças Respiratórias

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:
– Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
– Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)
– Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

Atualmente a RPG é ministrado aos fisioterapeutas por Phillipe E. Souchard e sua equipe em 15 Países incluindo o Brasil, onde na cidade de São Paulo criou o Instituto Philippe Souchard em 1999. Já formou mais de 25.000 fisioterapeutas em várias partes do mundo. Por sua eficácia e abrangência vem ganhando notabilidade no meio cientifico o que colabora para sua consolidação.

Os tratamentos são individuais e duram cerca de 1 hora, podendo ser praticados para prevenção e manutenção através das Auto Posturas.

http://www.sbrpg.com.br/o-que-e-rpg

 

 

Trackbacks & Pings

Deixe uma resposta

Translate »