RB e a consciência corporal

Publicado em 14 de abril de 2015

RB e a consciência corporal

Por Franderson Marques de Carvalho – Fisioterapeuta

O humano é capaz de perceber a postura e o movimento de seu próprio corpo e suas partes. A percepção da postura e movimento do corpo é medida por sistemas cujos receptores se localizam nos labirintos ósseos da cabeça e nas articulações e tendões.

RB e a consciência corporal

RB e a consciência corporal

 

 

 

 

 

 

As estruturas sensoriais associadas com a discriminação da postura e movimento do corpo são denominadas sistemas proprioceptivos e este aspecto da percepção é chamado propriocepção. É difícil separar os papéis das estruturas no labirinto não auditivo e nas articulações e tendões.

Quando um indivíduo muda sua postura ou se movimenta, estes dois grupos de estruturas são envolvidos além daqueles situados na pele e nos órgãos internos. Quando se adota uma postura modificada, não apenas a orientação do corpo é alterada como também os órgãos internos assumem disposições diferentes. Além disso, a distribuição de pressões em várias áreas da pele varia à medida que o corpo muda a postura global.

Imagem corporal é definida como uma imagem visual e mental do corpo do indivíduo, e que inclui sentimentos acerca do seu corpo, especialmente em relação à saúde e a doença. Esquema corporal refere-se a um modelo postural do corpo, inclusive a relação das partes corporais, umas com as outras, e a relação do corpo com o ambiente.

Quando falamos do paciente Respirador Bucal, falamos de um paciente que tem toda sua postura alterada devido à modificação da respiração, alterando não só a sua imagem corporal mas também todo o seu esquema corporal.

Assim, salientamos a importância do trabalho postural na problemática da respiração exclusivamente bucal. O que irá auxiliar na reabilitação Odontológica e Fonoterápica, pois o Respirador Bucal sem consciência corporal é um ser humano sem imagem visual e mental do seu corpo, é um indivíduo que não consegue ter uma boa relação com o ambiente em que vive, não respondendo bem aos tratamentos pela falta de reorganização estrutural do seu espaço.

O corpo que temos é diferente do corpo que somos.

www.respiremelhor.com.br

Deixe uma resposta

Translate »