Hidroginástica faz bem para a saúde

Publicado em 14 de janeiro de 2015

Hidroginástica: Relaxa, diverte e faz bem para a saúde

Exercícios executados na água auxiliam na prevenção e controle de diversas doenças

Hidroginástica faz bem para a saúde!

Hidroginástica faz bem para a saúde

Hidroginástica faz bem para a saúde

 

A água sempre exerceu um forte fascínio no ser humano e está provado que exercitar-se nesse meio é uma atividade física eficiente e segura para qualquer pessoa, inclusive para quem não sabe nadar. Dentro da piscina, a ação da gravidade diminui bastante e, dependendo da posição e da imersão do corpo na água, o peso corporal pode variar de 10 a 90%, tornando-se mais leve e, com isso, protegendo principalmente as articulações dos joelhos, tornozelos, quadris e até mesmo a coluna vertebral. Além disso, a água relaxa, massageando o corpo de forma uniforme, limpa e desintoxica a pele, eliminando o suor, numa atividade prazerosa e recreativa.

Como a água diminui muito o impacto, a prática da hidroginástica é ideal para pessoas com problemas articulares, como artrose, osteoporose em grau avançado, artrite, fibromialgia, arteriosclerose e problemas de coluna. “Sua principal vantagem é justamente a segurança que proporciona ao praticante, pois, dentro da água, os movimentos ficam mais seguros e essas regiões se tornam menos vulneráveis a lesões, inclusive durante pequenos saltos. Isso permite ao aluno superar até mesmo seus limites naturais, sem riscos”, explica Fernando Amaral, educador físico e especialista em Fisiologia pela USP.

Foi o que constatou a professora aposentada Maria Elizabeth Domingos Alves, de 60 anos. Para tratar um câncer de estômago e, posteriormente, uma fratura de ombro, a professora ficou quatro anos sem praticar atividade física. “Emagreci muito, fiquei debilitada, estressada e sentindo muito cansaço e mal-estar, além de não conseguir mais abotoar o soutien devido a limitações de movimentos com os braços. A hidroginástica ajudou -me a superar todos estes problemas. Hoje, sou uma nova mulher”, comemora.

A saúde agradece

Inicialmente, a hidroginástica surgiu na Alemanha para atender um grupo de idosos que precisava praticar uma atividade física segura, sem causar riscos ou lesões articulares, e que lhes proporcionasse bem-estar físico e mental. Hoje, muitos médicos garantem que é uma das melhores opções de atividade física para idosos e obesos, pois melhora a capacidade cardiorespiratória, preserva as articulações e ainda tem uma excelente atuação terapêutica no alívio de tensões.

A hidroginástica é uma atividade que visa o condicionamento físico de pessoas em todas as faixas etárias, inclusive gestantes, além de proporcionar grandes benefícios a portadores de diversas doenças. “Os resultados obtidos em pessoas com doenças cardiovasculares, pulmonares, diabetes, osteoporose e obesidade são muito positivos, sendo que o ambiente aquático também combate a solidão, a depressão e a ansiedade, implementando a socialização e uma visão de vida mais otimista”, ressalta a professora Daniele Tempski, da Escola Amaral.

A dona de casa Yedda Buhler, de 78 anos, que sofria de hipertensão arterial, osteoporose e artrose na coluna, além de osteopenia nas pernas, garante que os efeitos da hidroginástica lhe devolveram a qualidade de vida. “Há dez anos pratico hidroginástica três vezes por semana; foi o que resolveu o meu problema de pressão alta, me deixou mais ágil nos movimentos e eliminou as dores causadas por inflamação do nervo ciático. Hoje, tenho uma vida normal”, salienta aliviada.

Cuidado importante

Os exercícios devem ser desenvolvidos sempre numa piscina que tenha uma profundidade entre 1,20 e 1,60m, ou seja, jamais a cabeça deve ser coberta, eliminando a necessidade de saber nadar para realizá-los. O acesso à piscina é feito preferencialmente pelas escadinhas e barras de apoio, posicionadas nas suas laterais. “Lógico que essa piscina descrita acima é considerada a ideal, embora não seja encontrada em todas as academias – cuidado que o praticante deve tomar para sua total segurança”, alerta Amaral.

 

Fonte:http://revistacorpore.com.br/materias/bem-estar/atividade-fisica/hidroginastica-relaxa-diverte-e-faz-bem-para-a-saude

 

Comments are closed.

Translate »