Graduação – Musicoterapia

Publicado em 31 de outubro de 2014

Esse profissional utiliza a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), como processo terapêutico, buscando facilitar ou aperfeiçoar: comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, prevenção e tratamento de distúrbios da fala, audição, locomoção.

A musicoterapia é utilizada no tratamento de pacientes com deficiências físicas (paralisias, distrofia muscular etc.), sensoriais (auditiva, visual etc.), mentais (síndromes genéticas), lesões cerebrais (afasia, apraxia, etc.), doenças mentais (esquizofrenia, autismo, depressão etc.), podendo também ser utilizada na recuperação e no atendimento de dependentes de álcool e drogas, pacientes com AIDS e câncer, idosos, ou como recurso extra no processo de educação e aprendizado.

O musicoterapeuta atua no campo da saúde física, psíquica e da saúde mental, utilizando-se primordialmente da música/som como agente terapêutico, tratando de estabelecer um tipo de relação sonora com o paciente – estimulando-o a corresponder a essa comunicação, recorrendo a sons ou a movimentos.

Mercado de Trabalho
Outro mercado é a área de criação de sonorização de ambientes de trabalho, nas indústrias, escritórios, granjas, aviários, buscando aumentar a produção e redução das chances de estresse.

O terapeuta poderá trabalhar em empresas, instituições, hospitais, clínicas e como profissional autônomo em consultório próprio.

Curso
O curso exige o conhecimento básico de música, sendo necessário, efetuar um teste de habilidade musical. Mesmo assim, o curso possui disciplinas que ensinam o conteúdo teórico e prático da música. Neurofisiologia, Musicoterapia, Psicologia do Desenvolvimento, Anatomofisiologia, Sociologia da Arte, História da Arte, Neurologia são algumas disciplinas do curso, além de aulas de Iniciação Musical, Expressão Corporo–sonoro–musical.

Há ainda, carga horária significativa destinada a estágios supervisionados. Ao final do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia (trabalho de conclusão, denominado TGI).

http://www.fpa.art.br/graduacao_musicoterapia.php

Comments are closed.

Translate »