Conceitos da Musicoterapia

Publicado em 31 de outubro de 2014

Segundo o modelo Nordoff-Robbins toda criança, independente de ser normal ou ter alguma patologia, possui a condition child (Criança-condição). No entanto, quando a criança é deficiente ou limitada de alguma forma, ela acaba se encapsulando dentro de sua patologia, não podendo fazer muitas atividades que outras crianças fazem, mas dentro de si, elas possuem a music child (criança-música), que está preservada e pode ser atingida pela música.

A função do musicoterapeuta é facilitar esse processo. Quando a music child é atingida, a criança se desenvolve musicalmente, ou seja, ela amplia sua criatividade musical (musicalidade).

Acredita-se que:
“ …Cada mudança que o cliente faz em uma experiência musical, ou ela pode ser generalizada para áreas não-musicais em função da interdependência de todas as áreas do funcionamento humano, ou a mudança musical já significa ou demonstra que uma mudança não-musical ocorreu”. (Bruscia, 2000).

Considerando o fato do ser humano ser um todo (bio-psico-social) e que a música pode influenciar todas essas áreas, pretende-se demonstrar, através dessa Oficina de Construção de Instrumentos Sonoros Musicais, como as suas aplicações (atividades) podem influenciar outras áreas do ser humano.

Embora a aplicação desta oficina possa assemelhar-se com os fins terapêuticos, o professor, tal como um profissional da educação, visa os fins pedagógicos. Apesar de as atividades terapêuticas e pedagógicas utilizarem a música com focos diferentes, ambas lidam com a música e ela por si só é capaz de trazer mudanças bio-psico-sociais ao ser humano.
Mas pretendemos deixar bem claro que para haver terapia é necessário haver um acompanhamento de um profissional qualificado , que no caso é o musicoterapeuta. Somente esse profissional saberá como aplicar a música para fins terapêuticos.
Para finalizar veja um quadro que difere a musicoterapia da educação musical e da educação musical especial.

http://eaprender.ig.com.br/instrumentos.asp?RegSel=11&Pagina=1#materia

Comments are closed.

Translate »