Como se forma o câncer de mama

Publicado em 15 de janeiro de 2014

A formação de um câncer de mama depende de um processo sequencial de 3 etapas: iniciação, promoção e progressão.A iniciação é de origem genética, ou seja, depende de lesão no DNA cromossômico, herdada ou adquirida, que leva a perda de regulação do ritmo de multiplicação celular.

Na maioria dos casos, a lesão no DNA, é esporádica, não hereditária, e acontece durante a vida do

do indivíduo. Entre 5 e 10% dos casos, dependem de uma alteração genética familiar, já herdada ao nascimento, que faz com que a mulher seja mais propensa ao câncer de mama.

Por fim, na fase de propensão as células tumorais tendem a invadir uma camada que dá sustentação ao tecido dos ductos mamários chamada membrana basal. Se não houver infiltração de membrana basal o tumor é considerado não invasor, ou “in situ”, se houver infiltração, é invasor. Só neste caso, passa a existir chance de se atingir pequenos vasos sangüíneos e capilares linfáticos, que podem deportar as células alteradas até outros órgãos, como ossos, pulmões e fígado.

O câncer de mama pode ocorrer em mulheres e homens. Aproximadamente para cada 200 casos de câncer de mama em mulheres existe um em homem .

FONTE : Sociedade Brasileira de Mastologia .

http://www.sbmastologia.com.br/site/publico/cancer_mama.asp

Comments are closed.

Translate »