Cirurgia de mama

Publicado em 25 de novembro de 2014

”  Cuidados com o braço homolateral após a cirurgia de mama “

Esses linfonodos são responsáveis pela proteção do braço contra infecções e doenças , com a ausência deles , a defesa orgânica do braço do lado operado fica diminuída .Após a cirurgia de mama , a paciente deverá ser orientada sobre os cuidados com a pele e com o braço do lado operado a fim de evitar o aparecimento de linfedema ( inchaço ). Saiba o que fazer em relação a sua vida doméstica , profissional e de lazer , sem que isso altere o seu dia a dia e não se torne uma fixação .Abaixo estão algumas recomendações para o braço do lado operado :

cirurgia de mama

cirurgia de mama

 – Proteja sua pele contra cortes , arranhões , rachaduras , queimaduras ,use luvas apropriadas quando for trabalhar na cozinha ou cuidar de seu jardim .- Evite carregar peso com esse braço ( sacolas , baldes cheios de água , bolsas muito pesadas , etc ) .- Não use lâmina de barbear para depilar a axila , procure cortar com uma tesourinha ( bem rente a pele ) , ou usar aparelho elétrico ( não empreste – o para ninguém ) .

– Não corte as cutículas , use removedor para retirá – las .

– Pacientes com linfedema ( inchaço ) , devem ter acompanhamento médico e fisioterápico . Sessões de drenagem linfática , associadas ao uso de luvas compressivas e exercícios específicos , irão promover uma melhora muito grande no seu braço .

– Nunca tome injeções , verifique pressão arterial ou retire sangue . Use dedal quando for utilizar agulhas e alfinetes .

Fonte : escrito por Luna Petermann – Fisioterapeuta – Crefito4/40536F

Comments are closed.

Translate »