Acupuntura e Esporte

Publicado em 6 de dezembro de 2014

Olá pessoal texto interessante sobre “Acupuntura e Esporte”, aproveitem e bom fim de semana!

Acupuntura e Esporte

Acupuntura e Esporte

“A Acupuntura e Lesões do Esporte”

Dr. Marcus Vinicius Ferreira
médico acupunturista

Todos nós que praticamos algum esporte, frequentamos academias de ginástica, caminhamos na praia, enfim, que submetemos nosso corpo a situações de tensão músculo-ligamentar, sabemos o quanto são frequentes e o quanto incomodam as lesões que o esporte nos causa. Desde a falta do devido aquecimento antes do exercício até o exagero durante a sua prática, as causas dessas lesões são inúmeras. Com a idade, estas lesões se tornam mais frequentes e mais difíceis de serem resolvidas. É comum encontrarmos pessoas que desistem da prática esportiva por terem lesões músculo-ligamentares crônicas, que vão de tratamento em tratamento atrás de alguma coisa que, enfim, traga resultados concretos.

Podemos dizer que o produto de todas estas lesões é, quase sempre, dor e limitação de movimentos, originados por um processo inflamatório que é realimentado pela tentativa do uso do segmento afetado. O tratamento inicial se baseia no repouso e na aplicação de meios físicos (como o gelo) e de medicamentos, para que haja a diminuição dos efeitos causados pelo processo inflamatório.

Com o tempo, nosso organismo recompõe os tecidos lesados, através da cicatrização, e estamos aptos a voltar ao nosso desempenho máximo. Só que, em alguns casos, a inflamação não cede, a dor não passa, o movimento se torna difícil, a prática do esporte se interrompe. O que fazer ? Esta é a hora em que as pessoas ouvem falar de alguém que numa situação parecida se tratou com acupuntura e teve seu problema resolvido.

O que é acupuntura ? O estímulo de certos pontos da superfície da pele traz efeitos inusitados, sendo usado para tratar várias doenças. Segundo os chineses, haveria um fator que integraria todas as funções do corpo, fator este que chamavam de “chi”, e quando houvesse obstáculos à circulação deste “chi” apareceriam a doença e a dor. Através do estímulo dos pontos de acupuntura seria possível regularizar o “chi”, equilibrando o organismo, restabelecendo a saúde. Nós, ocidentais, explicamos de outra forma: haveria a liberação de substâncias que agiriam sobre a inflamação e sobre a dor, causando a recuperação da lesão e a redução da dor.

Seria então a acupuntura um tratamento usado quando nada tem efeito, o final da linha ? Pelas suas características de não ter efeito colateral e acelerar a recuperação mesmo de lesões recentes, a acupuntura deveria estar entre as primeiras opções de tratamento nos casos de lesões do esporte.

O tratamento é feito em sessões semanais, e quanto mais recente o problema, mais rapidamente ele poderá ser resolvido. A introdução das agulhas deve ser indolor, sendo que já dispomos de agulhas descartáveis, logo, não há razão para se ter medo da acupuntura!

Em suma, a acupuntura está deixando de ser uma terapia exótica para se tornar uma opção eficaz no tratamento de várias doenças e dores.

Deixe uma resposta

Translate »